Sobre

A ENTERPRISE EUROPE NETWORK BRASIL

A rede Enterprise Europe Network (EEN) foi criada em 2008 pela Comissão Europeia e tem como principal objetivo promover o crescimento de pequenos e médios negócios. Os serviços oferecidos por meio da EEN são gratuitos e têm como foco apoiar a inovação e internacionalização de empresas e a transferência de tecnologia.

As mais de 600 organizações de 64 países que integram a EEN e são conectadas por uma plataforma online que reúne informações a respeito de empresas e mercado de cada país. Esses dados são cruciais para a elaboração de estratégias de expansão dos negócios e busca de parceiros comerciais.

A EEN Brasil é o núcleo brasileiro da Enterprise Europe Network (EEN). Gerenciado pelo consórcio formado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o núcleo trabalha para aumentar a visibilidade de empresas brasileiras no exterior.

Os principais objetivos da EEN Brasil são:

  • Aumentar a visibilidade internacional das empresas e instituições brasileiras;
  • Facilitar a promoção de negócios e parcerias tecnológicas e de pesquisa;
  • Atrair investimentos para o Brasil;
  • Encontrar parceiros estratégicos para a execução de ações de Promoção de Negócios Internacionais.

A CNI submeteu sua participação brasileira no âmbito da EEN para um primeiro ciclo em caráter experimental em 2013. Em 2015 firmou acordo com a Comissão Europeia para execução de atividades até 2021.

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) tem a missão de promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico e tecnológico.O IBICT é nacionalmente reconhecido por sua importância no campo da informação científica e por seus serviços, como a BDTD (Biblioteca de Teses e Dissertações), uma base de dados que permite acesso a mais de 300 mil teses e dissertações desenvolvidas no Brasil e no exterior por estudantes e pesquisadores brasileiros. Outro sistema desenvolvido pelo IBICT é o Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas, o qual assiste micro, pequenas e médias empresas na busca por soluções técnicas, por meio de uma rede de nove instituições de pesquisa espalhadas pelo País. No campo da informação para a produção e o consumo sustentáveis, o Instituto coordena o Programa Brasileiro de Análise do Ciclo de Vida (PBACV). O IBICT também dissemina a filosofia do pensamento do ciclo de vida e oferece, juntamente com a Associação Brasileira do Ciclo de Vida, um treinamento para profissionais interessados em trabalhar com Análise do Ciclo de Vida. Entre os anos de 2008 e 2011, o IBICT foi responsável pelo Projeto B.Bice, em conjunto com o Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da Universidade de Brasília (CEAG-UNB). O Projeto tinha como objetivo dar suporte à participação de universidades, institutos e pesquisa e empresas no Sétimo Programa-Quadro da União Europeia. http://www.ibict.br/

Confederação Nacional da Indústria – CNI: é a entidade máxima de representação da indústria brasileira. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi fundada em 1938 para representar e defender os interesses do setor industrial brasileiro. A CNI tem como missão promover um ambiente favorável aos negócios, aumentando a competitividade do setor industrial e promovendo o desenvolvimento sustentável do Brasil. Na área de promoção de negócios e apoio a internacionalização de empresas, a CNI coordena a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios – Rede CIN. São 27 Centros Internacionais de Negócios (CINs) implantados em federações de indústrias estaduais que prestam serviços especializados para a internacionalização de empresas.

As operações em Rede são gerenciadas pela Área Internacional da CNI.

Contato: Maisa Caixeta – Ponto Focal Nacional da EEN Brasil

Telefone: (61) 3317-9275

Clique AQUI e encontre o ponto focal EEN da Rede CIN mais próximo de você. http://www.portaldaindustria.com.br/cni/

OPORTUNIDADES EM DESTAQUE

Todo mês selecionamos oportunidades que possam ter maior interesse
aos empresários brasileiros nas áreas cobertas pela EEN.
Em cada mês, uma das dezessete áreas terá destaque.